Souto da Casa é uma aldeia com cerca de 746 habitantes (2021), situada no concelho do Fundão na encosta norte da Serra da Gardunha. A sua localização privilegiada junto a Serra da Gardunha é famosa pela produção de cerejas e castanhas e também é ideal para trilhos (Rota das Azenhas, Rota do Carvalhal e o Percurso EBIO de Souto da Casa).
A aldeia conta com um vasto património material e imaterial, desde igreja (Igreja Matriz de São Pedro), capelas (São Lourenço, Senhor do Bom Parto, Senhor da Saúde, São Sebastião, Santo António, Senhora da Serra e Senhora da Gardunha), as casa-museu dedicadas a ofícios tradicionais (tecelagem, ferreiro, carpinteiro, sapateiro, ganhão e moleiro) e fontes (Fonte do Meio e Fonte Funda). As casa-museu e as profissões que representam foram o mote para o grupo co-criar momentos de partilha das suas vivências e construir a história que contam em conjunto sobre a sua aldeia.
De entre as suas festividades, a aldeia conta com alguns eventos anuais, tais como, a “Tomada do Carvalhal” que é uma tradição que se realiza na Quarta-feira de cinzas, este dia conta com arruada, tiro de morteiro, plantação de castanheiros e o canto comunitário de “O Carvalhal é nosso”. Conta também com os “Serões N’Aldeia – Festa do Pão e da Água” realizada no mês de julho com destaque para o ciclo da água, a farinha, tasquinhas, workshops, caminhadas e espetáculos musicais. E ainda a Festa do Senhor da Saúde que decorre no mês de agosto, onde homenageia o Senhor da Saúde e Nossa Senhora do Bom Parto.
Veja o vídeo abaixo para conhecer melhor esta a aldeia de Souto da Casa
Cada aldeia conserva muitas histórias na sua comunidade. Histórias que fazem parte do passado e do presente e que a iniciativa +Aldeias quer conservar no futuro. Assista aos vídeos abaixo e testemunhe o rico património imaterial presente na memória das gentes de Souto da Casa.

A inciativa +Aldeias vive da criação de experiências, de convívios e de atividades que contribuem para o envelhecimento ativo dos nossos guardiões das memórias, das tradições e do saber. Esta galeria é o partilhar dos momentos que fizeram parte desta jornada. É o documentar do trabalho desenvolvido pelos participantes desta iniciativa.
