Janeiro de Cima é uma aldeia com cerca de 306 habitantes (2011), inserida na União das Freguesias de Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, no concelho do Fundão. Encontra-se na margem esquerda do Zêzere, numa zona quase plana, rodeada por uma extensa manta de terrenos agrícolas, inserida na rede das Aldeias do Xisto. O rio sempre foi base de vida na aldeia, regou campos, fez funcionar moinhos e permitiu lavoura de linho.
À beira do Zêzere grita-se “Ó da barca!” para fazer a travessia do rio. Em Janeiro de Cima era assim que antigamente se uniam as gentes e o comércio das duas margens e hoje é ainda possível fazê-lo num passeio rio acima. O rio oferece lazer, património e cenários naturais. Tem ainda uma autenticidade viva com uma arquitetura tradicional e um ambiente rural genuíno.
Janeiro de Cima tem vários locais de interesse, tal como, a Casa das Tecedeiras, Igreja Matriz, Capela de São Sebastião, Capela do Divino Espírito Santo e a Capela Nossa Senhora do Livramento. Tem também cruzeiros (Alminhas e Moinho de água), a Fonte Velha e os Quelhos (Quelhos do Vale e Quelhas da menina Isaura). A partir destes locais o grupo recuperou e reviveu memórias para assim se tornarem as “Guias de Janeiro”.
De entre algumas festividades e eventos, celebra-se nos dias de hoje em Janeiro de Cima a “Festa do Bodo” a 20 de Janeiro. Originou-se após uma epidemia no seculo XVIII que poderia ter sido evitada por intercessão de São Sebastião, nesse dia a comunidade partilha merendas de pão e vinho em procissão pelas ruas antigas. No mês de junho acontece o Festival Raiz d´aldeia que promove o encontro de gerações e a partilha de valores culturais e naturais. No início do mês de agosto realiza-se um passeio pedestre "Caminho do Xisto de Janeiro de Cima - Ó da barca!" + uma prova de perícia com barcas tradicionais. Ainda em agosto celebra-se a festa em louvor de Nossa Senhora do Livramento e a festa em honra de nossa senhora da Assunção, padroeira de Janeiro de Cima.
Veja o vídeo abaixo para conhecer melhor esta a aldeia de Janeiro de Cima
Cada aldeia conserva muitas histórias na sua comunidade. Histórias que fazem parte do passado e do presente e que a iniciativa +Aldeias quer conservar no futuro. Assista aos vídeos abaixo e testemunhe o rico património imaterial presente na memória das gentes de Janeiro de Cima.
A inciativa +Aldeias vive da criação de experiências, de convívios e de atividades que contribuem para o envelhecimento ativo dos nossos guardiões das memórias, das tradições e do saber. Esta galeria é o partilhar dos momentos que fizeram parte desta jornada. É o documentar do trabalho desenvolvido pelos participantes desta iniciativa.
