Janeiro de cima

Janeiro de Cima é uma aldeia com cerca de 306 habitantes (2011), inserida na União das Freguesias de Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, no concelho do Fundão. Encontra-se na margem esquerda do Zêzere, numa zona quase plana, rodeada por uma extensa manta de terrenos agrícolas, inserida na rede das Aldeias do Xisto. O rio sempre foi base de vida na aldeia, regou campos, fez funcionar moinhos e permitiu lavoura de linho.

À beira do Zêzere grita-se “Ó da barca!” para fazer a travessia do rio. Em Janeiro de Cima era assim que antigamente se uniam as gentes e o comércio das duas margens e hoje é ainda possível fazê-lo num passeio rio acima. O rio oferece lazer, património e cenários naturais. Tem ainda uma autenticidade viva com uma arquitetura tradicional e um ambiente rural genuíno.

Janeiro de Cima tem vários locais de interesse, tal como, a Casa das Tecedeiras, Igreja Matriz, Capela de São Sebastião, Capela do Divino Espírito Santo e a Capela Nossa Senhora do Livramento. Tem também cruzeiros (Alminhas e Moinho de água), a Fonte Velha e os Quelhos (Quelhos do Vale e Quelhas da menina Isaura). A partir destes locais o grupo recuperou e reviveu memórias para assim se tornarem as “Guias de Janeiro”.

De entre algumas festividades e eventos, celebra-se nos dias de hoje em Janeiro de Cima a “Festa do Bodo” a 20 de Janeiro. Originou-se após uma epidemia no seculo XVIII que poderia ter sido evitada por intercessão de São Sebastião, nesse dia a comunidade partilha merendas de pão e vinho em procissão pelas ruas antigas. No mês de junho acontece o Festival Raiz d´aldeia que promove o encontro de gerações e a partilha de valores culturais e naturais. No início do mês de agosto realiza-se um passeio pedestre "Caminho do Xisto de Janeiro de Cima - Ó da barca!" + uma prova de perícia com barcas tradicionais. Ainda em agosto celebra-se a festa em louvor de Nossa Senhora do Livramento e a festa em honra de nossa senhora da Assunção, padroeira de Janeiro de Cima.

Veja o vídeo abaixo para conhecer melhor esta a aldeia de Janeiro de Cima

Histórias de janeiro de cima

Cada aldeia conserva muitas histórias na sua comunidade. Histórias que fazem parte do passado e do presente e que a iniciativa +Aldeias quer conservar no futuro. Assista aos vídeos abaixo e testemunhe o rico património imaterial presente na memória das gentes de Janeiro de Cima.

São Sebastião

Rio

FOnte velha

Quelhos do vale

Igreja Matriz

Casa das tecedeiras

Largo da Igreja

Quelhas da Menina Isaura

Galeria de Janeiro de cima

A inciativa +Aldeias vive da criação de experiências, de convívios e de atividades que contribuem para o envelhecimento ativo dos nossos guardiões das memórias, das tradições e do saber. Esta galeria é o partilhar dos momentos que fizeram parte desta jornada. É o documentar do trabalho desenvolvido pelos participantes desta iniciativa.

Logo +Aldeias
Siga-nos:
facebook logoYoutube Logo
Copyright © 2025. Aldeia dos Girassóis. All Rights Reserved.