Alpedrinha é uma vila com cerca de 932 habitantes (2021), encontra-se a sul da Serra da Gardunha. Pela sua beleza natural e pelo seu património monumental, foi apelidada pela Marquesa de Alorna de "Sintra da Beira". Alpedrinha teve estatuto de concelho entre os anos de 1675 e 1885, tendo sido elevado a vila pelo regente D. Pedro.
Do seu vasto património, destaca-se o Palácio do Picadeiro, uma obra inacabada de finais do século XVIII que, após várias ocupações mais ou menos nobres (foi hospital, tribunal e tipografia), converteu-se num espaço de divulgação da história e culturas locais.
As fontes na vila têm uma importância histórica, cultural e patrimonial. A vila é conhecida pela sua riqueza em água e pelas suas numerosas fontes, que desempenham papeis essenciais ao longo dos séculos, tais como, “fonte dos namorados”, a “fonte do leão” ou a “fonte do marquês”. Tendo em conta a importância histórica que as fontes têm para a vila, o grupo encontrou aqui o mote para fazer a partilha das suas vivências e construir a história que contam em conjunto sobre Alpedrinha.
De entre todas as festividades e eventos existentes em Alpedrinha, destaca-se o festival dos Chocalhos, um festival dos caminhos da transumância. Os habitantes abrem as portas de suas casas e convidam os visitantes para três dias de festa. Quem visita este evento terá várias oportunidades para explorar: conversar com os pastores, participar em oficinas de queijo, ver demonstrações de raças autóctones de ovelhas e cabras e saborear os muitos produtos locais que ali são oferecidos.
Veja o vídeo abaixo para conhecer melhor esta a aldeia de Alpedrinha
Cada aldeia conserva muitas histórias na sua comunidade. Histórias que fazem parte do passado e do presente e que a iniciativa +Aldeias quer conservar no futuro. Assista aos vídeos abaixo e testemunhe o rico património imaterial presente na memória das gentes de Alpedrinha.
A inciativa +Aldeias vive da criação de experiências, de convívios e de atividades que contribuem para o envelhecimento ativo dos nossos guardiões das memórias, das tradições e do saber. Esta galeria é o partilhar dos momentos que fizeram parte desta jornada. É o documentar do trabalho desenvolvido pelos participantes desta iniciativa.
