Soalheira é uma vila que conta com cerca de 856 habitantes (2021), situada no concelho do Fundão. O nome Soalheira deriva da sua exposição direta ao sol, pois encontra-se na encosta sul da serra da Gardunha.
A vila apresenta um vasto património, entre os principais pontos de interesse destacam-se a Igreja de São Lourenço, as capelas locais (Capela de Santo António, São Sebastião e a imagem de Nossa Senhora das Necessidades) as fontes históricas e cruzeiros (Fonte do Goducho, Pateira, da Saúde, Chafariz da Praça e de São João e o cruzeiro da Independência) e o Caminho Romano. Tendo em conta o património desta vila, o grupo teve um momento de partilha das suas vivências e construíram assim as histórias para contarem em conjunto.
De entre as suas festividades e eventos, a vila é conhecida pela Feira do Queijo da Soalheira, um evento dedicado ao queijo tradicional, enchidos, vinhos e pão. Este evento é realizado todos os anos e inclui concertos, experiências gastronómicas, Rota da Pastorícia e workshops, promovendo o queijo que é considerado o “melhor do mundo”.
Veja o vídeo abaixo para conhecer melhor esta a aldeia de Soalheira
Cada aldeia conserva muitas histórias na sua comunidade. Histórias que fazem parte do passado e do presente e que a iniciativa +Aldeias quer conservar no futuro. Assista aos vídeos abaixo e testemunhe o rico património imaterial presente na memória das gentes da Soalheira.
A inciativa +Aldeias vive da criação de experiências, de convívios e de atividades que contribuem para o envelhecimento ativo dos nossos guardiões das memórias, das tradições e do saber. Esta galeria é o partilhar dos momentos que fizeram parte desta jornada. É o documentar do trabalho desenvolvido pelos participantes desta iniciativa.
